Neuromodulaçao cerebral

🇪🇸

O QUE É?

A neuromodulação cerebral é um conjunto de técnicas de estimulação transcraniana não invasiva (tDCS e TMS) com elevada eficácia e grande evidência científica no tratamento de diversas patologias em unidades de psiquiatria e psicologia, neurologia e dor.

A saúde mental é a área médica que mais reúne evidências científicas sobre o tratamento com técnicas não invasivas de neuromodulação cerebral (NIBS), principalmente em casos de depressão maior. O objetivo dessas técnicas é modular a atividade cerebral, através da aplicação de uma corrente elétrica controlada e normalizar possíveis alterações.

Estudos publicados demonstram que a NIBS apresenta resultados terapêuticos muito bons tanto em pacientes com depressão resistente ao tratamento farmacológico como em pacientes não resistentes. São técnicas perfeitamente compatíveis com outros tratamentos, aliás, sabe-se que a combinação com tratamentos por meio de terapia cognitivo-comportamental e antidepressivos dobra as chances de resposta e remissão da depressão.

QUE PATOLOGIAS PODEMOS TRATAR COM A NEUROMEDULAÇÃO CEREBRAL?

Suas indicações são na área de Psiquiatria, Neurologia e Neurorreabilitação. Possui diferentes graus de evidência científica no tratamento de:

Graus de evidência da Neuromodulação Cerebral no tratamento de diferentes patologias


Existem vários protocolos aprovados com Certificado Europeu (CE) e American Food and Drug Administration (FDA).

Mas… em que consiste cada técnica?

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS)

A estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua, ou o que chamamos de tDCS, é uma técnica de neuromodulação não invasiva e indolor que consiste na aplicação de uma corrente galvânica de baixa intensidade no couro cabeludo com o objetivo de estimular áreas específicas do cérebro.

EFEITOS DO TDCS NOS PACIENTES

O tratamento com tDCS gera uma alteração no potencial de membrana dos neurônios corticais, produzindo um aumento ou diminuição do referido potencial de membrana, dependendo dos efeitos anódicos ou catódicos dos eletrodos.

A estimulação anódica causará um aumento na excitabilidade cortical.
A estimulação catódica causará uma diminuição nesta excitabilidade cortical (inibição).
A técnica de estimulação transcraniana tem a capacidade de gerar plasticidade neuronal nos pacientes, o que significa que permite que os neurônios se regenerem tanto anatômica quanto funcionalmente e formem novas conexões sinápticas.

BENEFÍCIOS FORNECIDOS PELA TÉCNICA tDCS

Aceleração dos tempos de recuperação.
Tem efeito analgésico e favorece a redução do consumo de medicamentos em tratamentos como fibromialgia e dores crônicas.
É uma técnica indolor e quase sem efeitos colaterais.
A tDCS é uma técnica não invasiva, pois sua aplicação é realizada por via transcutânea.
A aplicação de um tratamento de estimulação transcraniana permite a combinação com outras técnicas terapêuticas, ajudando-as a obter melhores resultados.
O paciente não necessita de preparação antes do tratamento.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

TMS é uma técnica de neuromodulação cerebral não invasiva que modifica a atividade cerebral por meio de campos magnéticos, que por sua vez geram um campo elétrico na área a ser tratada, produzindo despolarização neuronal. Desta forma, a atividade cerebral é modulada, sendo uma técnica útil no diagnóstico e tratamento de diversas patologias. É uma técnica com grande evidência científica com mais de 24 mil estudos científicos.

COMO SE APLICA?

Sua aplicação é confortável e simples. É realizado de forma transcraniana no couro cabeludo do paciente e por meio de uma bobina, que é a que produz o campo magnético. Esse campo magnético gera uma corrente elétrica, modulando a atividade cerebral de forma seletiva e sem causar dor ao paciente.

Essa técnica pode ser aplicada em um único estímulo, em pares de estímulos separados por intervalos ou em sequências de estímulos repetidos em diversas frequências.

BENEFÍCIOS DO TMS

Para alcançar o resultado esperado, a TMS deve ser aplicada com frequência regular para gerar neuroplasticidade e modular efetivamente a atividade cerebral. Esses são alguns dos benefícios que essa técnica proporciona aos pacientes e profissionais.

Técnica não invasiva e indolor.
Adequado para diagnóstico e tratamento.
Capaz de gerar potenciais evocados.
Alta eficácia clínica.
Ótimas evidências científicas.
Melhora os sintomas de diferentes patologias.
Otimiza e permite a personalização do tratamento em diferentes patologias.
Redução do consumo de medicamentos e internação hospitalar.

Se você se interessou por essas técnicas, ligue para nós, nossa equipe de especialistas em Neuromodulação terá prazer em atendê-lo.

Scroll al inicio
Plugin the Cookies para Wordpress por Real Cookie Banner